首页> 外文期刊>Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil >Compara??o de métodos de regress?o multivariada no estudo de determinantes da cárie dentária em crian?as
【24h】

Compara??o de métodos de regress?o multivariada no estudo de determinantes da cárie dentária em crian?as

机译:多元回归方法在儿童龋齿决定因素研究中的比较

获取原文
           

摘要

Objetivos: comparar resultados com modelos multivariados hierarquizados e convencionais na investigação de determinantes da cárie dentária em crianças. Métodos: analisou-se dados de um inquérito em crianças assistidas pela Estratégia Saúde da Família do Recife, Pernambuco, conduzido em 2006. A variável dependente foi a prevalência de cárie (ceo-d≥1); As variáveis independentes foram ordenadas em blocos: socioeconómico, contexto de vida/familiar, cuidado em saúde bucal. Variáveis estatisticamente associadas a ceo-d ≥1 em análises univariadas, com um nível de significância dep≤0,20, foram incluídas nos modelos multivariados. No modelo hierarquizado, a ordem de inclusão das variáveis foi orientada por um modelo conceitual multidimensional. Variáveis associadas a um nível de p≤0,10 foram mantidas no modelo final. No modelo logístico convencional as variáveis significantes nas análises univariadas foram simultaneamente incluídas e ajustadas. Variáveis associadas ao ceo-d com p≤0,10 foram mantidas. Resultados: no modelo convencional foram fatores associados ao ceo-d≥1: alta densidade domiciliar, baixa escolaridade do cuidador; estudar em escolas públicas, procurar tratamento/emergência, ingerir doces. No modelo hierarquizado, além desses fatores, foram mantidos no modelo final a ocupação do pai e a escolaridade da mãe. Conclusões: a análise hierarquizada possibilitou identificar os determinantes distais, que exerceram influências sobre os de níveis inferiores e destes sobre o desfecho, permitindo uma discussão mais contextualizada do problema.
机译:目的:将结果与分层和传统多元模型进行比较,以调查儿童龋齿的决定因素。方法:对2006年在伯南布哥州累西腓家庭健康战略协助下进行的儿童调查数据进行分析,因变量为龋齿患病率(ceo-d≥1);自变量按块进行组织:社会经济,生活/家庭背景,口腔保健。在多变量模型中包括单变量分析中与ceo-d≥1统计相关的变量,显着性水平为p≤0.20。在分层模型中,变量的包含顺序由多维概念模型指导。在最终模型中保留了与p≤0.10水平相关的变量。在传统的逻辑模型中,单变量分析中的重要变量被同时包含和调整。维持与ceo-d相关的变量(p≤0.10)。结果:在传统模型中,与ceo-d≥1相关的因素是:家庭密度高,护理人员教育程度低;在公立学校学习,寻求治疗/紧急情况,吃甜食。在分层模型中,除了这些因素外,最终模型还保留了父亲的职业和母亲的教育。结论:层次分析可以确定远端决定因素,这些决定因素对较低水平的决定因素和结果产生影响,从而可以对问题进行更具体的讨论。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
获取原文

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号