首页> 外文期刊>Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil >Perfil de exposi??o ao chumbo em crian?as escolares da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, Brasil
【24h】

Perfil de exposi??o ao chumbo em crian?as escolares da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, Brasil

机译:来自巴西里约热内卢市市政网络的在校儿童铅接触状况

获取原文
           

摘要

Objetivos: descrever os níveis de exposição ambiental ao chumbo entre criancas de duas escolas localizadas em regiões com características socioambientais distintas no município do Rio de Janeiro. Métodos: estudo piloto em amostra de conveniência com 270 estudantes. A análise das amostras de sangue capilar foi realizada usando o método de Espectrometria de Massa Acoplado a Plasma Indutivo (ICP-MS). A exposição ao chumbo entre as crianças foi estimada através de comportamentos e habitos diarios e presença de fontes de chumbo no domicilio ou entorno. Resultados: a concentração média do chumbo no sangue capilar foi 3,59 μg/dL ± 2,25. Cinco crianças (1,85%) apresentaram concentrações acima de 10 μg/dL. Observou-se uma diferença estatisticamente significativa na concentração média de chumbo em sangue capilar nas variáveis idade (p=0,034), renda per capita (p=0,005) e exposição a chumbo (p=0,044). As variáveis renda média familiar per capita e idade mostraram-se inversamente proporcionais à concentração de chumbo e o status de exposição diretamente proporcional. As escolas apresentaram diferença estatisticamente significativa (p=0,004) quanto à prevalência de crianças expostas ao chumbo. Conclusões: embora a variável escola não tenha sido boa preditora da concentração capilar de chumbo, a maior prevalência de crianças expostas a chumbo se encontra na escola localizada na área mais poluída.
机译:目标:描述里约热内卢市社会环境特征不同地区的两所学校的儿童铅中环境暴露水平。方法:在一个方便样本中进行试点研究,有270名学生。毛细血管血样的分析使用感应等离子体耦合质谱法(ICP-MS)进行。通过日常行为和习惯以及家庭或周围环境中铅的来源来估计儿童中的铅暴露。结果:毛细管血中铅的平均浓度为3.59μg/ dL±2.25。 5名儿童(1.85%)的浓度高于10μg/ dL。在变量年龄(p = 0.034),人均收入(p = 0.005)和铅暴露(p = 0.044)中,毛细血管血液中的平均铅浓度在统计学上有显着差异。人均家庭收入和年龄的变量与铅的浓度和暴露量成正比成反比。关于铅接触儿童的患病率,学校显示出统计学上的显着差异(p = 0.004)。结论:尽管学校变量并不是铅毛细管浓度的良好预测指标,但在污染最严重的学校,铅暴露的患病率最高。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
获取原文

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号